segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Cabelo Ruim - Nosso Cabelo É Nossa Identidade * Neusa Baptista Pinto - Ms

Cabelo Ruim:
Nosso Cabelo É Nossa Identidade
Neusa Baptista Pinto
Cuiabá - Ms

Neusa Babtista Pinto é paulista de Lençóis, mas vive em Cuiabá, Mato Grosso do Sul,  há quase trinta anos. É jornalista de formação, pela Universidade Federal do Mato Grosso, e sua primeira aventura literária é "Cabelo Ruim", cujo tema central é a descoberta do própria beleza, da auto-aceitação. O texto se desenvolve a partir da amizade entre três meninas negras e pobres, ao reagirem contra a discriminação com relação aos seus cabelos crespos, que aos poucos vão descobrindo os seus valores e aprendendo a amá-lo e a se aceitarem como são. 
Seu livro foi lançado em 2006 na Feira Latinoamericana do Livro e em 200 pela TantaTinta Editora, além de integrar o Projeto Pixaim: nem bom nem ruim: apenas diferente.

Em 2014, Neusa lançou seu segundo livro
Bia Tatá Ritinha:
Cabelo ruim? Como assim?
e segue ampliando seu trabalho em defesa da negritude, utilizando inclusive a história em quadrinho em parceria com o ilustrador André Zan, como fez no seu primeiro livro, junto com Nara Silver.

Nas pesquisas sobre Neusa Baptista Pinto, encontrei um blog - https://livrocabeloruim.wordpress.com/ 
cuja última notícia é o lançamento do seu livro acima, mas descobri algumas notícias em mais dois:
Revista Biografia
http://sociedadedospoetasamigos.blogspot.com.br/2012/05/neusa-baptista-pintojornalista-e.html 
Casa do Oscar
http://acasadooscar.blogspot.com.br/2006_10_01_archive.html 
Ambos trazem duas belíssimas entrevistas com a escritora. Porém, não tive a felicidade de encontrar nenhum contato mais objetivo para aproximar, ainda mais, os amigos e os leitores em busca da afirmação da cultura negra.
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário