segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Louva Deusas / Literatura Negra Feminista * Antonio Cabral Filho - RJ

Louva Deusas
Coletânea de Literaturas
Femininas Negras
Louva Deusas
Edição:
Coletivo de Mulheres Negras Louva Deusas
https://louvadeusas.wordpress.com/ 
&
Entrevista com Anita Benite, uma das autoras do livro
http://leiamulheres.com.br/2016/08/entrevista-com-anita-benite-uma-das-autoras-de-alem-dos-quartos-coletanea-erotica-negra-louva-deusas/ 
***

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Cabelo Ruim - Nosso Cabelo É Nossa Identidade * Neusa Baptista Pinto - Ms

Cabelo Ruim:
Nosso Cabelo É Nossa Identidade
Neusa Baptista Pinto
Cuiabá - Ms

Neusa Babtista Pinto é paulista de Lençóis, mas vive em Cuiabá, Mato Grosso do Sul,  há quase trinta anos. É jornalista de formação, pela Universidade Federal do Mato Grosso, e sua primeira aventura literária é "Cabelo Ruim", cujo tema central é a descoberta do própria beleza, da auto-aceitação. O texto se desenvolve a partir da amizade entre três meninas negras e pobres, ao reagirem contra a discriminação com relação aos seus cabelos crespos, que aos poucos vão descobrindo os seus valores e aprendendo a amá-lo e a se aceitarem como são. 
Seu livro foi lançado em 2006 na Feira Latinoamericana do Livro e em 200 pela TantaTinta Editora, além de integrar o Projeto Pixaim: nem bom nem ruim: apenas diferente.

Em 2014, Neusa lançou seu segundo livro
Bia Tatá Ritinha:
Cabelo ruim? Como assim?
e segue ampliando seu trabalho em defesa da negritude, utilizando inclusive a história em quadrinho em parceria com o ilustrador André Zan, como fez no seu primeiro livro, junto com Nara Silver.

Nas pesquisas sobre Neusa Baptista Pinto, encontrei um blog - https://livrocabeloruim.wordpress.com/ 
cuja última notícia é o lançamento do seu livro acima, mas descobri algumas notícias em mais dois:
Revista Biografia
http://sociedadedospoetasamigos.blogspot.com.br/2012/05/neusa-baptista-pintojornalista-e.html 
Casa do Oscar
http://acasadooscar.blogspot.com.br/2006_10_01_archive.html 
Ambos trazem duas belíssimas entrevistas com a escritora. Porém, não tive a felicidade de encontrar nenhum contato mais objetivo para aproximar, ainda mais, os amigos e os leitores em busca da afirmação da cultura negra.
*

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Luciana Barreto: Profissional Inspiradora * Antonio Cabral Filho - Rj

Luciana Barreto
-twitter-
*
Profissional de imprensa, com diversas atividades interligadas, a jornalista Luciana Barreto também tem tempo para escrever. 

Na minha garimpagem de escritoras negras brasileiras ela veio no topo, e como não a conhecia, foi um presente inesperado. 


Fui ver seu currículo e me deparei com a sua eleição ao Prêmio Mulheres Inspiradoras 2015, pelo Think Olga, e examinando direito a persona, os eleitores têm razão: Ela é muito bela!


Sua formação vem de jornalismo na PUC Rio, e começou a militância aos 23 anos como repórter e apresentadora. Trabalhou no Canal Futura, GNT, BandNews, Tv Bandeirantes, mas foi na Tv Brasil que fincou raiz, ocupando os postos de âncora e editora - executiva do Repórter Brasil Tarde, ganhou o Prêmio de Jornalismo Abdias do Nascimento em 2012, com o Programa Caminhos da Reportagem - Negros no Brasil: brilho e invisibilidade e escreve em seu blog matérias sobre as escritoras negras brasileiras, que eu tenho o prazer de convidar os meus distintos amigos e leitores para conhecer: http://lucianabarreto.com/escritoras-negras-no-brasil/  


*